segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Curriculo na ação

A integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Essas mudanças ocorrem quando há a compreensão do conceito de currículo que se almeja desenvolver, identifica as características intrínsecas das tecnologias a ser exploradas nas atividades pedagógicas com objetivos claramente especificados.

As tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica, isto é, se o uso das tecnologias ocorrer integrado a um projeto curricular que se proponha desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologia. Assim, a palavra chave é a integração entre tecnologias e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola em ambiente de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivencia democrática, ampliado pela presença das tecnologias.

Um comentário:

  1. Olá Marli, seu texto sobre curriculo está muito bom. Agora é continuar postando todas as ações desenvolvidas na escola. Acredito que com o Curso Ensinando e Aprendendo você tenha desenvolvido mais ainda o seu potencial para fomentar o uso das TIC nos afazeres pedagógicos.
    Madalena-NTE

    ResponderExcluir