segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Conceituando Currículo e sua Integração com as Tecnologias

A integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Essas mudanças ocorrem quando há a compreensão do conceito de currículo que se almeja desenvolver, identifica as características intrínsecas das tecnologias a ser exploradas nas atividades pedagógicas com objetivos claramente especificados.
As tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica, isto é, se o uso das tecnologias ocorrer integrado a um projeto curricular que se proponha desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologia. Assim, a palavra chave é a integração entre tecnologias e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola em ambiente de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivencia democrática, ampliado pela presença das tecnologias.
O uso de tecnologias nas atividades de distintas naturezas provoca avanços na ciência e nos conhecimentos que exigem a abertura da escola aos acontecimentos e sua integração aos diferentes espaços de produção do saber, o que implica em flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integrada entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que emergem o contexto, na vida das pessoas, nas diferentes linguagens de comunicação que fazem parte da cultura.
Os aspectos fundamentais a enfatizar no processo de integração de tecnologias ao currículo no trabalho com projetos é a produção colaborativa de conhecimentos, o uso da tecnologia na aprendizagem e no desenvolvimento do currículo. Desenvolver projetos no âmbito do currículo é uma forma de favorecer o aprendizado do aluno na abordagem construtivista usando os recursos tecnológicos por meio da pedagogia de projeto. A pedagogia de projeto deve permitir que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário